De nada adianta termos as peças mais lindas no nosso guarda-roupa, se em pouco tempo elas já estiverem descuidadas. Afinal, não tem nada melhor do que conservar aquela peça que você ama novinha! Para isso, é preciso gastar um pouco de tempo e esforço, mas nós garantimos que no fim das contas vale a pena.
Listamos aqui algumas medidas preventivas que podemos tomar desde o início para fazer as roupas terem uma vida útil mais longa.
Atenção para a etiqueta
Toda peça tem uma etiqueta com símbolos, já percebeu? Geralmente nós não damos muita atenção, mas lá há informações bem importantes sobre como lavar, secar e etc. Algumas, por exemplo, não podem ser lavadas na máquina.
Nem tudo em cabides
Pendurar as roupas é importante e é ótimo para deixar tudo a vista, mas há exceções. Peças feitas em tecido plano, que não esticam, podem ser penduradas em cabides sem problemas. Nessa categoria entram itens de algodão, jeans e sarja, seda e tudo que não tiver elasticidade. Malhas e tecidos que esticam não podem ser penduradas em hipótese nenhuma – inclua aqui viscolycra, tricôs, cardigans, suéteres, crochê, moletons, camisetas e mais. Se não, quando pendurados, eles vão pesando e deformando nos ombros.
Roupas guardadas precisam respirar
Usamos aqueles saquinhos para peças que precisam de uma atenção especial, mas é importante não esquecê-las lá dentro. Caso contrário isso pode estragar até mais do que roupas que usamos bastante. Imagina que qualquer micro bactéria que se infiltrar na sua roupa vai mega se reproduzir dentro daquele ambiente quentinho e sem ventilação que o plástico proporciona quando envolve qualquer coisa. Por isso, é bom guardar somente o que é mais delicado dentro de capas – e essas capas podem ser feitas em TNT, aquele material furadinho e que deixa o local ventilado, ou ainda algodão ou em tule.
Na hora de lavar (e secar)
A vida útil de cada peça aumenta bastante quando lavadas em água fria. Além de economizar energia, também preserva a cor, forma e tamanho de sua roupa. As secadoras são práticas, mas também podem ser prejudiciais – pode acontecer de diminuir o tamanho da peça, descolorir ou danificar o tecido. Use sabão em pó e amaciante na medida, o excesso pode diminuir o brilho e a durabilidade do tecido.
Limpeza dentro do armário
Quando você está armazenando suas roupas, é importante se certificar de que seu armário está livre de insetos. Uma maneira de fazer isso é usar lavanda na hora da limpeza. Além de ajudar a manter esses bichinhos indesejados longe, é um anti-séptico natural.
Agora que você já tem todas as dicas é só colocar em prática.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado por ter comentado.
Equipe Virtuose!!